• Nkisi (cujo plural é Mikisi ) é a palavra em kimbundu que significa “ Energia Divina ” e que define o que chamamos de “ Santo ”.
• Os ancestrais de nossa Casa nos transmitiram, dentro de nossa filosofia na cosmogenese, que Angomi , ao manifestar-se tornando-se Nzambi Ampungu ( Deus Universal ), gerou duas polaridades energéticas que, ao se encontraram transformaram-se em treze Energias e essas Energias criaram o Universo e tudo que nele existe. Portanto temos aí o primeiro princípio de nossa filosofia: “ Tudo o que existe é formado de uma mesma Energia: A Energia Divina ”.
• Cada Nkisi se manifesta no Plano Físico como um elemento da natureza, um som, uma (ou mais) cor, um (ou mais) mineral, uma formação natural definida, etc.
Pambujila jila vua, kiambote!Pambujila venha pelos caminhos mais curtos e faça o bem!
Mpambu em kikongo significa: Encruzilhada.
Njila em kikongo significa: Caminho.
Pambujila, que pode ser traduzido como “Aquele que conhece o caminho mais curto”, são os mensageiros que transitam entre o natural e o sobrenatural, trazendo aos homens os desígnios dos Mikisi e levando a Eles as suplicas e as oferendas dos homens. Receberam por este trabalho o título de Aluvaiá (mensageiro). São sempre e em qualquer ocasião os primeiros a serem chamados, a receberem oferendas, etc. São os nossos Guardiões (Nlundi), que abrem e fecham as “porteiras” de nossa aura, permitindo ou não a penetração das energias com as quais lidamos e convivemos durante toda a nossa vida. Se nosso contato com Eles for fraco, menos força Eles têm para nos defender. A cada vez que levamos nosso pensamento a Eles, acendemos uma vela oferecendo-a a Eles, uma garrafa de cachaça entregue na encruzilhada, uma rosa vermelha, seja o que for, estamos nos ligando a Eles e, portanto, fortalecendo nossa ligação. Ao acordarmos devemos agradecer a Nzambi Ampungu pela noite e pela nova oportunidade de mais um dia e saudarmos o nosso Guardião solicitando que possamos contar com Ele por mais um dia.
Muitos querem igualar os Pambujila ao diabo, por total ignorância, colocando Neles chifres e rabos. Diabo vem da palavra diavolo que significa “o mentiroso” e a palavra demônio é formada por demos, que significa povo (democracia, demonstração, etc.) e ions, que significa ligação; portanto podemos afirmar que Pambujila é um demônio e que o diabo nem demônio é. Em kikongo a palavra que os padres que montaram o dicionário de português-kikongo e kikongo-português, encontraram para diabo foi “temba” que, ao pé da letra, significa “o mal dentro de nós”, pois nossos Ancestrais, assim como nós, não acreditamos em um ser extracorpóreo que nos force ou nos conduza a praticar o mal contra a nossa vontade. O mal e o bem residem dentro de nós mesmos.
A palavra tentação vem de tester (grego) que significa teste ou prova. Quando caímos em tentação, na realidade estamos enfrentando um teste ou uma prova, que só nossa consciência, pelo livre arbítrio, poderá suplantar ou não, deixando-nos, sempre, responsáveis pela conseqüência de nossos atos, pensamentos e palavras.
As cores reservadas a eles são a preta e a vermelha juntas. Embora respondam a qualquer hora, dia e lugar, nós Lhes reservamos as segundas-feiras.
Oyê Kamba riami! Oyê! Olá amigo supremo! Olá!
• Mavalutango – Senhor dos Caminhos e das Encruzilhadas, Comandante dos Pambujila , o Santo Guerreiro.
Saudado juntamente com Nkosi , Mavalutango é o Senhor da guerra, da luta e da defesa.
Sua cor é a vermelha forte, seu dia segunda-feira e é festejado no dia 13 de junho juntamente com Pambujila e no sincretismo foi representado por Santo Antônio. Sua oferenda preferida é o inhame batido com azeite de dendê ou o porco espinho (feito de cará com varetas das folhas da palmeira do dendê) e gosta de cachaça e cerveja branca.
Nkosi kamba riami enu pokó imóxi! Oyê Tatetu!Nkosi, nosso amigo supremo, único Senhor da faca! Olá nosso Pai!
• Senhor da Vontade, o Vencedor de Demandas, o Ferreiro...
A sua energia é a primeira, pois se Deus não tivesse, inicialmente, vontade, nada existiria. Para tudo o que fazemos, necessitamos, em primeiro lugar, de termos vontade de fazer.
É cultuado como o Vencedor de Demandas, pois somente com a força de vontade conseguimos vencer os desafios e problemas que surgem em nossas vidas.
A vontade é que nos dá a capacidade de transmudar um minério de ferro em um instrumento útil, por isso é aclamado como o Santo Ferreiro .
O dia consagrado a este Nkisi é terça-feira. Sua cor é o azulão. Quando fazemos, fora de nossa Casa, oferendas a Ele, devemos fazer na beira de uma estrada bem movimentada, sempre acompanhada de cerveja branca (beja – em kimbundo) e sua comida predileta é a feijoada feita com feijão cavalo ou vermelho.
Como sua energia é a primeira, é sempre Tatetu Nkosi quem sai na frente, é o primeiro a ser louvado em nossa roda e o ano litúrgico começa em 23 de abril, dia de São Jorge, santo católico usado por nossos Ancestrais dentro do sincretismo para representar nosso Pai.
Ê ê Kaitumba Kumaza! Kumaza ê Mametu! Ó minha Mãezinha me limpa! Limpa-nos nossa Mãe!
• É a Senhora da Continuidade. Das águas salgadas do mar, grande Senhora dos mistérios e da riqueza.
O mar é sua morada, pois o que une todos os continentes, dando continuidade ao mundo, é o mar. A maior parte do oxigênio que necessitamos para continuidade da vida na terra, vem dos planctum, vegetais do mar.
Seu dia é Sábado, Suas cores são a branca cristal e a azul clara. É Mãe dos peixes e guardiã dos mistérios e tesouros do mar.
A água do mar é a principal arma que conhecemos para limpezas astrais em nossos corpos e nos ambientes. O sincretismo escolheu Nossa Senhora da Glória no Rio de Janeiro e Nossa Senhora das Candeias na Bahia, a festejamos em 15 de agosto.
Nganga mukongo bantu banxi, enda, enda Nkongobila! Enda, enda Tatetu!Santo Senhor do Kongo e de todo povo banto, segue, segue Nkongobila! Segue, Segue nosso Pai!
• Senhor da Manutenção da Vida. Santo Caçador.
Para os nossos ancestrais a comida principal que mantinha as aldeias provinha da caça, por isso Ele é cultuado como Nkongo (caçador), porém, a agricultura, a pesca e o pastoreio também são regidos por nosso poderoso Pai.
Sua cor é a azul clara, seu dia é quinta-feira, sua festa é no dia de São Sebastião, representando-o no sincretismo, em 20 de janeiro.
Nkisi Moxí Kigua! Kigua Lembá! Santo Interior Salve! Salve Lembá!
• O Senhor da Criação.
Tatetu Lembá é o responsável pela emissão da centelha que vai, através dos Mikisi, gerar o “eu” verdadeiro de toda a criação. É o Senhor da Paz e do Branco.
Seu dia é sexta-feira, quando todos os filhos de Santo devem se vestir de branco (ou uma peça branca e as demais claras), sua cor é a branca, logicamente, e sua oferenda principal é a canjica (mungunzá). É chamado de Lembaranganga , aglutinação de: Lembá ria nganga – o Santo dos Santos. Por isso o sincretismo escolheu Jesus para representá-lo. Sua festa é no Natal, 25 de dezembro.
Um dos principais rituais da tradição Kakongo são as águas de Lembá, que limpa e prepara a Casa e os filhos para o encerramento do ano (25 de janeiro, aproximadamente) que é preparado com os Lamentos de Tatetu Lembá (ngoloxí) que duram 16 dias antes das águas.
Kigua Kisimbiê senza ia menha! Ia menha Mametu!Salve a beleza da Sua água! Da Sua água Mãe!
• A água distribui fecundidade à terra sem descriminar se é areia, barro, pântano, fértil, etc., é a maior representação do amor pois se dá sem termos ou condições. É a Senhora do Amor.
Seu manto deve cobrir a todos os filhos da terra, pois somos todos irmãos feitos do mesmo barro e da mesma energia.
Sua cor é a dourada, pois a verdadeira riqueza, o ouro espiritual, é o amor.
Rege todas as crianças do nascimento até a conclusão da formação de seu crânio (6 ou 7 anos), seu dia é Sábado e sua festa é no dia da Nossa Senhora da Conceição em 08 de dezembro, usada pelos nossos ancestrais no sincretismo.
Hongolô kubenha bulu bulu! Bulu, bulu Hongolô! Brilha no céu arco-íris! Brilha no céu!
• É o Senhor das Cores e das Formas. É Tatetu e é Mametu .
Representado pela forma mais sutil existente, que vemos e não podemos tocar, o arco-íris e pela mais densa que é a da serpente que rasteja no chão.
Possui as duas polaridades energéticas, a negativa (feminina) e a positiva (masculina), pois sem as duas polaridades nada se forma ou se cria.
Seu dia é segunda-feira, o sincretismo apontou São Bartolomeu para representá-lo, suas cores são as sete cores do arco-íris, e sua festa é no dia 24 de agosto.
Kiankulo Mazomba ê Mazomba ê Zumbá! Senhora Mais Velha Salve! Salve Zumbá!
• É a mais velha de todas as mães. É o próprio barro da criação. É a Senhora da Transformação. Uma das mais antigas Divindades do Mundo, cultuada em toda a história da humanidade como a Senhora Terra.
Adão, do hebraico “Adamah”, significa “feito de barro”. No livro Gênesis da bíblia, no antigo testamento, e em todos os livros sagrados de todas as religiões, afirmam o mesmo principio, o que variou foi a interpretação de cada povo e nossos Ancestrais afirmam que a criação foi feita de terra e água, portanto, de barro.
É a mais complexa de todas as Energias, dentro de nossa vã filosofia, é a vida e é a morte, é a transformação presente desde a fecundação do óvulo ou da semente até a deterioração de nossos corpos físicos, o nascimento da flor e da fruta, o apodrecimento da fruta e a fecundação da nova semente e assim consecutivamente do princípio ao fim.
É a terra que devemos ensinar aos nossos filhos a respeitar, pois está coberta das cinzas de nossos ancestrais. Que nos dá o sustento através de seus frutos e da água que dela nasce; nos sustenta, pois é a grande nave com a qual navegamos no espaço e que nos receberá em seu ventre quando de nossa maior transformação: “a morte”.
Suas cores vão da violeta à roxa. Sua festa é, dentro do sincretismo, no dia de Sant'Ana, em 26 de julho, pois é a Santa que representa a mãe da mãe, a mais velha.
Seu dia é segunda-feira, carrega um feixe de trigo ou de palitos de dendezeiro representando as almas, que a Grande Mãe leva após deixar o corpo físico ou traz para uma nova encarnação.
Nganga Mona ká Kigua! Kigua Nvunji! Santos filhos gêmeos salve! Salve Nvunji!
• É a Energia Divina responsável por tudo que nasce e cresce.
É uma energia bipolar, isto é, possui polaridades positiva e negativa, por isso é representada por um casal. É o Senhor da Harmonia, da Felicidade e do Equilíbrio, portanto, da Cura, pois a doença, na maioria dos casos, é causada por desequilíbrios energéticos.
Na tradição de nossos ancestrais os gêmeos são filhos de Tatetu Nvunji . Seu dia é Domingo, sua cor a azul e a rosa juntos (representando masculino e feminino juntos), seu local de ressonância específico é um jardim em flor, uma planta nova ou uma nascente d'água.
Muitos confundem Tatetu Nvunji com Crianças (Kindende) ou Erê, pois a energia da harmonia que rege a alegria está presente, sem dúvida alguma, nas crianças. As Kindende são seres que cumprem uma missão espiritual de auxilio e aconselhamento, foram seres vivos e hoje são Yombe, e o Tatetu Nvunji é um dos treze Mikisi gerados por Nzambi Ampungu.
Apreciam mel e frutas de todos os tipos (com sementes) e sua oferenda principal é o karuru. Sua festa é no dia 27 de setembro junto a das Crianças.
Kuzamba Nkisi imóxi! Nzazi!Única Energia da Justiça! Nzazi!
• Tatetu Kambaranguanje, “O Senhor da Justiça Divina”, portanto o destino (ou Karma), é a manifestação da Justiça de Deus, julga e confere nossos atos durante cada encarnação.
Implacável, como a justiça deve ser, não aceita e não acata erros. Por isso é o “Senhor das Cabeças”. Sua manifestação no mundo físico é nas pedreiras e rochas, pois a Justiça é dura e firme como as pedras o são. Sua arma o “Luazí” (machado) é representado com duas lâminas idênticas informando que corta para todos os lados igualmente.
Em nossa Casa o cultuamos na forma de “Tatetu Loango”, o Senhor do Fogo e o festejamos durante o plenilúnio de inverno nos “Fogos de Loango”.
Seu dia é quarta-feira, suas cores a vermelha e a branca juntas, no sincretismo foi representado por São Jerônimo e é festejado em 30 de setembro. Sua oferenda preferida é o Amalá que deve ser feita em noite de lua cheia e iluminada por, pelo menos, 12 velas.
Okuloloki! Ó misericordioso!
• É o Agente da Transformação, o grande Senhor da Doença e, portanto da Cura.
É, respeitosamente, tratado de “Meu Velho” e, quando se pede alguma coisa a Ele, devemos implorar com humildade.
Seu dia é segunda-feira. Suas oferendas são entregues, quando fora de nossa Casa, na porta de um cemitério. No sincretismo nossos Ancestrais escolherem São Lázaro e São Roque. O festejamos no dia 16 de agosto.
Enoulo Matamba Kigua! Kigua Matamba! Venta Matamba Salve! Salve Matamba!
• Senhora da Evolução, Rainha dos Raios, Dona da Ventania, Senhora do Tempo.
Matamba representa a luta da evolução tanto física quanto espiritualmente falando, por isso é a Santa Guerreira. É a força dos ventos da vida nos encaminhando pelo caminho do crescimento material e espiritual, nos defendendo dos raios destruidores que nos desnorteiam desviando-nos do caminho. Governa as tempestades e os dias de sol que vivemos em nosso caminho interior (Nkenda).
Seu dia é quarta-feira, sua cor é a coral ou vermelha com ou sem a branca dependendo da energia da coroa do filho. O sincretismo escolheu Santa Bárbara para representá-la e a festejamos no dia 04 de dezembro.
Okê, Oká Katendê! Okê, Oká Kimsaba! Macera, macera Katendê! Macera Senhor das Ervas!
• Senhor das Ervas, da sabedoria e da cura medicamentosa (ervas).
As ervas são parte fundamental em todos os trabalhos realizados em nossa religião. Remédios naturais reúnem há um só tempo energias da terra, do sol, da lua e delas próprias nos auxiliando nas curas, limpezas, sacudimentos, oferendas, preceitos, etc. Sem a energia de nosso Pai Katendê , nunca poderíamos utilizar esse poder criado especialmente para uso da criação.
Sua cor é a mesma que vemos ao olhar para suas matas, a verde e a amarela (ou branca cristal) juntas. Seu dia é quinta-feira, sua festa é no dia 12 de janeiro, excepcionalmente no dia de São Benedito, pois o Santo Expedito foi o escolhido para representá-lo no sincretismo.
Zará, Zará, Kitembu! Zará Tatetu! Passa, passa Kitembu! Passa nosso Pai!
• É o tempo cronológico. Para nós seres vivos o Nkisi principal, a quem rogamos sempre que nos conceda tempo para cumprir nossa missão.
Seu dia é o Domingo, sua cor é o cinza, que representa a velhice, a antigüidade. Sua arma é uma escada representando os degraus da evolução, o sincretismo escolheu São Lourenço para representá-lo, pois este santo católico traz nas mãos uma grelha que se assemelha a uma escada.
A gameleira branca (Loko) é Sua morada e Sua árvore sagrada. Sua festa é em 10 de agosto.
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